Os significados da comida

Comemos por diversas outras razões, além das necessidades biológicas, como nos diz Michael Pollan. Comida é prazer, comunidade, família, cultura e também expressão de nossa identidade.

A maneira como nos relacionamos com a comida diz muito sobre nossa própria vida. A forma como nos alimentamos tem a ver com os significados que a comida tem para nós.

Envolve lembranças, relações afetivas, uma série de aspectos que se revelam no ato de comer. É aquela preparação especial que nos remete a alguém ou a um período de nossa vida. É aquele significado único que nos transporta para outro lugar.

Para mim, é a lembrança do bolinho de chuva que eu e meus primos fazíamos com a minha avó nas férias, o pastel de feira próximo à casa dos meus avós, os pães de minuto com goiabada preparados pela minha mãe e que perfumavam a casa nas manhãs de domingo. São sabores que trazem memórias especiais.

Cabe a cada um de nós permitir que a comida exerça todos os papéis que ela pode exercer em nossa vida. Cada preparação com a sua função, em seu momento, podendo lembrar algo especial que nos permite apreciar as memórias e os sabores.

Que possamos valorizar esses significados e ensinar às crianças desde cedo que ter uma boa relação com a comida significa compreender a riqueza que tem o ato de comer. 

Leave a Reply

Categorias

Open chat